segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tendências Spring/Summer 2010

Não fosse a celeridade uma das características mais marcantes da Moda, ainda o Outono se apresenta timidamente e já desfilam nas passerelles mundiais as propostas para a Primavera/Verão do próximo ano.

"Fashion is not about looking back, is about looking forward", já dizia a icónica Anna Wintour. No entanto, não podemos deixar de reconhecer que se dá sempre uma especial atenção ao que se fez nas épocas passadas, não fossem elas influenciar grande parte das tendências actuais.

A peça essencial das estações mais quentes, como já era de esperar, será o vestido. O look romântico volta a ser revisitado em tecidos como as rendas, as mousselines e as sedas, como no desfile da Valentino que a dupla Maria Grazia Chiuri e Pier Paolo Piccioli pintou de tons nude, rosa, lavanda, dourado e cinza. Enrolando organza à volta do corpo e prendendo o tecido com vistosos laços, através de tecidos bordados com sedas antigas e paletes metálicas, Chiuri e Piccioli criaram vestidos exuberantes cujo tamanho variou entre o mini e o maxi e que se tornaram arrojados com casacos de cabedal justo.


Mas não é só de tons pálidos ou combinações monocromáticas que se fazem as próximas estações, e prova disso é a explosão de cores em tecidos estampados. Os padrões florais surgem renovados e as peças transbordam agora luminosidade com as aplicações de brilhos, lantejoulas e pérolas.

Os cortes rígidos e estruturados, em blazers ou coletes leves e bem ajustados serão a novidade das próximas estações, como se pôde ver no desfile de Chloé ou Hussein Chalayan.

Outra das apostas fortes serão as assimetrias e os tecidos drapeados, seja em vestidos justos como em BCBG Max Azria ou fluidos e suaves como em J. Mendel.


As peças de Dries Van Noten são um bom exemplo da influência dos padrões étnicos e tribais nos tecidos, tendência que já vem marcando presença nas inspirações para a Primavera/Verão, sendo que 2010 não será uma excepção.



Valentino


Chloé


BCBG Max Azria


J. Mendel


Dries Van Noten


Imagens: Style.com

Sem comentários: